Notícias

12/02/2015

7 Dicas Para Sua Empresa Ter Uma Rede Segura


Imagine a seguinte situação: o microempresário, que acorda cedo todos os dias para gerir seu comércio, fábrica ou e-commerce, por exemplo, abre uma página na internet e, sem suspeitar, abre as portas para um ciberataque. Parece cena de filme de ficção, mas não é. Infelizmente, o número de ataques a pequenas e médias empresas está crescendo no país e no mundo. E como se manter livre de ataques assim?

A equipe da EsyWorld levantou alguns pontos que podem ser essenciais para manter o seu negócio seguro e livre de possíveis ataques e ameaças online. Mas para isso, antes, é preciso mudar um pensamento: minha empresa é pequena e não precisa de rede de segurança.

Engana-se quem assim pensa. Na verdade, somos todos alvos de cibercriminosos, para isso basta estar na rede. Não importa o tamanho. Importa o que você/sua empresa tem a oferecer: dinheiro, informação privilegiada, contatos... Enfim, pequeno ou não, sua empresa precisa de um cuidado especial quando se está no mundo virtual.

Vamos aos passos essenciais para uma rede mais segura:

1 - Crie políticas de segurança: conscientize seus funcionários da necessidade de ter cautela no mundo online e oriente-os a ter cuidado com e-mails, links maliciosos e páginas falsas na internet. Defina o nível de acessos, por exemplo, a determinados aplicativos e ferramentas de comunicação instantânea e a redes sociais;

2 - Monte uma rede segura com soluções de ponta existentes no mercado e que garantirá uma maior proteção ao seu negócio. Invista em soluções de segurança antivírus, firewall, criptografia de dados e, inclusive, backup para casos de recovery disasters.
 

3 - Proteja o acesso da sua rede com senhas seguras e fortes. E lembre-se de alterá-las com frequência;
 

4 - Crie níveis de acesso a dispositivos como, por exemplo, USB a fim de evitar o vazamento de informação de forma direta ou não;
 

5 - Aposte em segurança para aplicativos móveis, já que hoje eles são responsáveis por grande parte de acesso à rede;
 

6 - Tenha sempre uma política de backup e agende dias e horários pré-definidos para que o programa rode e garanta, de forma automática, que os dados da sua empresa estejam sempre à salvos;


7 - Por fim, mantenha uma equipe de TI, interna ou terceirizada, sempre atenta às necessidades da sua empresa.
Gerenciamento de segurança é tão essencial quanto um departamento financeiro ou jurídico.

Diante destes pontos, avalie se chegou a hora de criar uma rede segura para a sua empresa. E, embora acredite que o custo possa ser alto, sente com especialistas no assunto e veja que o benefício que essa implantação trará à sua empresa será infinitamente maior do que a relação financeira em si. Acredite.
 

Comentário sobre essa notícia