Notícias

09/12/2014

A importância de uma senha eficaz

Ressaltamos sempre a importância de se ter uma senha forte e que cumpra o seu papel de impedir que hackers mal intencionados tenham acesso aos seus dados no mundo virtual. Seguindo essa linha, hoje daremos mais dicas de como fazer de maneira segura.

Entre os erros mais comuns na hora de criar uma senha estão colocar números que representem a sua data de nascimento, de casamento ou algum outro acontecimento marcante em sua vida. Segundo, colocar nomes de filhos, maridos (esposas), namorados (as), mãe, pai... e assim por diante, mesmo que adaptados com uma letra a mais, por exemplo. Além de usar números sequenciais, como 123456. Senhas assim apenas facilitam possíveis ataques. Outro erro é apostar em senhas longas demais, isso pode, na verdade, ser um facilitador para softwares hackers.

Partindo dessa ideia, o especialista em segurança, Tiago Capoano da EsyWorld, reforça a orientação de sempre combinar letras maiúsculas, minúsculas e números. De preferência alternando-os. Ou seja, crie uma senha que fique mais ou menos assim: e1S2y3W4o5r6L7d@. Outra dica é não abusar de caracteres como & e !, por exemplo. E mude periodicamente a sua senha, lembrando de não repetir senhas anteriores. Por fim, busque sempre usar uma sequência de fácil memorização para você, mesmo que seja preciso anotar em um papel, em um primeiro momento. “Parece complicado, mas senhas assim podem, de fato, proteger suas contas online”, conclui Capoano.

Comentário sobre essa notícia