Notícias

06/10/2014

Boletos bancários, a bola da vez!


A simples ação de imprimir um boleto em casa ou mesmo no trabalho pode resultar em uma enorme dor de cabeça. Isso porque uma quadrilha de cybercriminosos identificou uma forma de alterar os dados de pagamento no momento da impressão de boletos, gerando assim uma fraude milionária no país. Mas você deve estar se perguntando como isso é possível, certo?

De acordo com Gustavo Mendes, especialista técnico da EsyWorld, em primeiro lugar a ação só é possível por conta da “instalação” de um malware no computador  do usuário - geralmente por meio de engenharia social, como spam, páginas falsas, e-mails falsos, phishing’s em geral. Após a infecção, a fraude acontece no exato momento em que geramos/imprimimos um boleto de alguma entidade (bancos, pagamentos de conta, faculdades, escolas etc...) e o malware intercepta essa ação no navegador e muda as informações do código de barras como o número do banco e conta, de forma totalmente transparente e silenciosa. Por fim, ao efetuar o pagamento desses boletos o dinheiro vai direto para a conta dos criminosos.

Vale destacar que o internauta só vai perceber que pagou o boleto fraudado após a instituição credora começar a cobrá-lo da falta de pagamento, o que pode levar alguns dias ou até mesmo meses. Ou seja, a possibilidade de pagar mais de um boleto com dados fraudados é enorme. Para isso, o nosso especialista orienta sobre a necessidade de manter o antivírus sempre atualizado, além de usar, por exemplo, o navegador seguro do Kaspersky Internet Security, chamado SafeMoney, que possibilita uma navegação segura e livre da interceptação de malwares que residam na máquina.

O especialista da EsyWorld ressalta ainda a importância de sempre checar as informações relacionadas ao boleto, como o número do banco e conta no boleto e conferir esses dados com a entidade a qual irá fazer o devido pagamento.

Fique atento e mantenha seu celular, tablet ou computador sempre atualizado e livre de possíveis ataques.

Comentário sobre essa notícia