Notícias

16/06/2015

Brasil está na lista dos países que mais enviam spam no mundo

De acordo com levantamento da fabricante russa, Kaspersky, o Brasil é hoje o décimo país com maior número de envios de spam em todo o mundo. Mas e como se proteger esse tipo de ameaça? De acordo com nossos especialistas, uma atitude simples e rápida de se manter longe desse tipo de ameaça é ter em seu computador, notebook, tablet ou celular um bom antivírus instalado e, atualizado.

Outra dica para quem tem, por exemplo, mais de um computador ou mesmo tem uma pequena rede com mais computadores é ter sempre soluções de segurança protegendo como um spam firewall que tem como principal função bloquear a entrada de spam na rede, além de barrar e-mails que contenham links ou arquivos infectados.

“Um simples arquivo de texto, por exemplo, pode conter um vírus, que nem sempre é identificado pelo usuário. Por isso, é importante ter muito cuidado ao abrir um e-mail, mesmo que este chegue em nome de um conhecido”. “O mundo virtual está repleto de armadilhas e para conseguir fisgar cada vez mais vítimas, muitas vezes os criminosos se aproveitam de táticas antigas e já esquecidas pelos internautas”, observa Tiago Capoano, Systems Engineer da EsyWorld.

O levantamento realizado pela Kaspersky no primeiro trimestre do ano revela que os Estados Unidos estão no topo da lista de países que mais enviam spam no mundo, seguidos da Rússia e da Ucrânia. Agora, considerando os países que mais enviam anexos maliciosos, Inglaterra, Brasil e Estados Unidos figuram nas três primeiras posições, respectivamente.

“O dado é alarmante e pede cautela na hora de navegar pela internet e de abrir e-mails pessoais e corporativos”, finaliza Capoano. 

Comentário sobre essa notícia