Notícias

20/08/2014

E-mail Phishing.Você sabe como se defender desse tipo de fraude?


 

Empresas de todos os setores sofrem, diariamente, com centenas de e-mails falsos que circulam pela internet em seus nomes, contando inclusive toda parte de identidade visual da empresa verdadeira. Nesse tipo de fraude, o internauta é levado, muitas vezes, a acessar o link contido na mensagem e assim acaba sendo direcionado para uma página falsa, na qual entregará, de mãos beijadas, todos os seus dados aos cybercriminosos.

Entre as empresas preferidas para os possíveis ataques estão as de e-commerce e meios de pagamento online, como grandes players do mercado: MercadoLivre / MercadoPago, Americanas.com, Submarino, entre outros. Além de Instituições Financeiras e Órgãos do Governo.  
Por isso, é preciso ficar atento à toda comunicação recebida via e-mail. 

Antes de clicar no link ou no logo da empresa, por exemplo, passe o mouse em cima da imagem e veja para qual endereço eletrônico você será redirecionado.
O endereço aparece no canto inferior esquerdo do seu navegador, como na imagem ao lado.

Se desconfiar da mensagem, acesse diretamente a página da empresa, pela URL oficial e acesse a sua conta de maneira segura. Não forneça dados em e-mails, principalmente para supostas comunicações de Instituições Bancárias. Em hipótese alguma um banco te pedirá para passar os números do cartão de segurança para ele. Não acredite nisso.

E lembre-se, aja na internet da mesma forma como você agiria no mundo físico. Cuidados simples que podem garantir a sua segurança na rede. Fique atento.

Comentário sobre essa notícia