Notícias

09/04/2015

Phishing: Saiba Como Evitar


 

Você sabe o que significa phishing? Como e por quê isso acontece?  A Kaspersky, fabricante de soluções de segurança distribuída no Brasil pela EsyWorld, selecionou algumas dicas de como evitar ser fisgado nesse tipo de ataque online, que tem como principal objetivo roubar seus dados pessoais.

Os hackers costumam enviar um e-mail, como já citamos aqui, ou mensagem pelo Facebook solicitando que o usuário acesse um determinado link para, então, digitar os dados de acesso à rede social, banco ou qualquer outro tipo de serviço online. A atuação dos hackers é tão perfeita, que imita em detalhes as páginas de bancos, instituições financeiras, redes sociais, entre outras. Por isso, é fundamental prestar atenção nesses detalhes, que certamente tornarão sua navegação mais segura.

De acordo com as dicas selecionadas pela fabricante russa, o usuário deve suspeitar de solicitações de dados via e-mail. Fuja dessa isca. Outra dica é conferir se o site para o qual foi direcionado começa, por exemplo, com “http://. Além disso, confira se o endereço do site está correto. Leia com extrema atenção. Confira ainda se há o ícone de segurança do site, aquele cadeado que fica no canto direito da página.

Verifique se não há indícios de itens falsos na “suposta” comunicação. Ao passar o mouse, por cima do logo da empresa, por exemplo, aparecerá o endereço para o qual você será direcionado se clicar. Há casos em que este endereço é falso. Normalmente falta uma letra ou outra... Outro indicio que pode configurar um e-mail falso são os erros de português na mensagem. Fique atento.

Vale lembrar ainda a importância de não clicar em links nos quais estão sendo solicitados informações pessoais. Procure ir diretamente na página da empresa, digitando a URL no navegador. Desta forma, é possível evitar ataques como esses.

Por fim, como sempre orientamos, certifique-se de que o seu antivírus está atualizado, bem como o seu navegador. “As fabricantes estão sempre em busca de novas vacinas e soluções para contra-atacar esse tipo de fraude online”, observa Tiago Capoano, gerente EsyWorld. “O mercado hoje conta com produtos capazes de minimizar o impacto de hackers no cotidiano dos internautas, possibilitando uma navegação mais segura, desde que se siga as dicas acima”, finaliza o executivo. 

Comentário sobre essa notícia