Notícias

13/04/2017

3 ameaças na adoção da estratégia de nuvem

A computação em nuvem se popularizou facilmente por ser construída para otimizar recursos e economizar. Com essa tecnologia, as empresas podem transferir informações e dados armazenados, e até mesmo o gerenciamento de software para um espaço em que tais ferramentas não fiquem ociosas. A disponibilidade de espaço, por sua vez, depende da necessidade da organização, que paga e usa o que lhe convém.

Os benefícios de adoção da nuvem vão desde a economia com recursos físicos, como com a alocação da equipe de TI para projetos que exigem desenvolvimento e análise. Ainda que a lista de vantagens seja grande, implantar uma estratégia para enfrentar os principais riscos envolvidos na adoção de nuvem pode ajudar a garantir que sua empresa maximize os benefícios.

Conheça os desafios mais comuns quando a empresa decide adotar a nuvem:

  • Autenticação, autorização e controle de acesso

A TI da empresa deve assegurar que os mecanismos de controle de autenticação, autorização e acesso ao provedor da nuvem seja exclusivo para cada usuário que terá acesso. Logins compartilhados dificultam a análise caso aconteça a invasão de perfis falsos. Além disso, é importante que os usuários tenham acessos limitados de acordo com as atividades realizadas, visando a proteção integral dos dados.

  • Vulnerabilidades virtuais

Cada provedor de serviços de nuvem é um usuário de virtualização gigante. Cada camada de virtualização representa uma plataforma na infraestrutura de TI, com vulnerabilidades que podem dar margem para ataques. Logo, os servidores virtuais podem receber os mesmos ataques que os servidores físicos, bem como ameaças diferentes. Assim, é imprescindível ter um plano que garanta a proteção na comunicação entre os servidores, e a nuvem e as redes locais, tornando possível escalonar e gerenciar o projeto.

  • Falta de análise do desempenho

O que pode ser medido deve ser gerenciado, ação que abrange desde o desempenho da rede até a experiência do usuário final. Isso porque, atualmente, grande parte dos problemas de desempenho não tem a ver com as ferramentas, processos e colaboradores que a empresa pode contar na estrutura de TI, mas relação com um problema maior relacionado em algum lugar fora do ambiente de nuvem.

As plataformas baseadas na nuvem continuam mudando e oferecendo oportunidades que beneficiam as equipes de TI com maior colaboração, trabalho remoto e economia de custos. Ainda que existam riscos na adoção da ferramenta, as vulnerabilidades não são maiores dos benefícios que as empresas possuem. 

Comentário sobre essa notícia