Notícias

01/02/2021

Cibersegurança para serviços financeiros

Os cibercriminosos aproveitam as oportunidades do momento para aplicar golpes virtuais. Depois que o Banco Central (BC) lançou o PIX, a questão da cibersegurança para serviços financeiros voltou a ser discutida pelo mercado. Em pouco tempo de funcionamento, foram criados domínios falsos e e-mails de phishing, para roubar informações pessoais e realizar transações indevidas.

Diferentemente do TED e do DOC, o PIX chamou a atenção dos correntistas, porque é um meio de pagamento instantâneo que pode ser realizado em qualquer dia ou horário. O sistema funciona 24 horas, inclusive em fins de semana e feriados. Basta inserir a chave cadastrada do usuário: e-mail, número do celular, CPF ou dados bancários.

O PIX está se configurando como tendência no mercado financeiro, porque o perfil de quem abre uma conta corrente está mudando. Além de não querer mais se deslocar até uma agência física ou corretora, as transferências precisam acontecer “on-time”.

Essa transição do ambiente físico para o virtual não é novidade. Basta ver o número de bancos digitais criados nos últimos anos. No entanto, essas soluções que visam melhorar a experiência do cliente, como o caso do PIX, também são ferramentas de engenharia social nas mãos dos cibercriminosos, como o phishing.

 

Acompanhe algumas dicas para não cair nas armadilhas virtuais!

Dicas de cibersegurança para serviços financeiros Os criminosos podem até usar o termo “PIX”, mas se pararmos para analisar as práticas continuam as mesmas. Com mais atenção, é possível identificar e-mails suspeitos e verificar se o site em que você foi direcionado é seguro. Seguem outras dicas de cibersegurança para serviços financeiros:

  • Verifique se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink.
  • Não clique em links inseridos em e-mails, SMS, mensagens instantâneas ou postagens em redes sociais.
  • Se não tiver certeza que o site é seguro, não insira suas informações.
  • Verifique se o endereço do site é seguro.

 

Conheça as soluções de cibersegurança para serviços financeiros da SonicWall

Dando continuidade às dicas de cibersegurança para serviços financeiros, não podemos esquecer de recomendar uma solução de antiphishing. A SonicWall comercializa soluções de cibersegurança para serviços financeiros que, com certeza, vão ao encontro da sua necessidade e de seus clientes.

São soluções fáceis de usar, capazes de prevenir violações, bloquear ameaças, dar a mesma segurança de redes cabeadas para redes wireless, centralizar a gestão de sua rede, proporcionar segurança no acesso de clientes e funcionários, proteção de dados e ataques de phishing, ransomwares e outras ameaças cibernéticas. Como estamos falando sobre um ataque de engenharia social, uma das soluções da SonicWall consegue:

  • Deter os ataques de phishing direcionados, ransomware e comprometimento de e-mail empresarial (BEC).
  • Empregar o poder do sandboxing baseado em nuvem para examinar URLs incorporadas e bloquear anexos maliciosos.
  • Obter visibilidade completa do tráfego de e-mail com verificação abrangente de entrada e saída de mensagens.
  • Proteger dados confidenciais estabelecendo a criptografia, a proteção de dados e as políticas de conformidade fortes.
  • Garantir a continuidade do e-mail, mesmo quando seu provedor de serviço na nuvem estiver fora do ar.

A EsyWorld distribui essas soluções da SonicWall, adicionando camadas de proteção aos serviços em cibersegurança, monitoramento, gerenciamento e criptografia. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

Comentário sobre essa notícia