Notícias

26/11/2020

Malware e ransomware: quais são as principais diferenças

Desde o início da pandemia a implementação do home office expôs os bancos de dados das empresas a ataques de ransomware e malwares. Segundo pesquisa realizada pela Kaspersky, os ataques cresceram 3,5 vezes no Brasil desde janeiro deste ano. No país, em junho, ocorreu um pico de ataques de malware com 16 milhões de ocorrências.

O motivo dessa crescente de ataques vem de encontro com a pressa de implantar soluções para facilitar o acesso remoto, muitas empresas se esqueceram de reforçar a segurança dos seus sistemas e, assim, se tornando alvos fáceis.

Outro problema é que em muitos casos funcionários estão usando seus próprios computadores para o trabalho. Estas máquinas podem ter sistemas operacionais desatualizados ou não ter uma solução de segurança instalada, o que as deixa vulneráveis aos ataques.

 

O que é malware?

Malware é um termo usado para “software malicioso”. Ele obtém acesso ao computador enganando o proprietário da máquina durante a instalação de um software infectado, monitora o que o usuário está acessando no computador e captura dados, causando danos desconhecidos ao equipamento e à rede empresarial/doméstica.

O malware é encontrado principalmente nas formas de keyloggers, vírus, worms ou spyware. Este software pode ser usado para roubar informações confidenciais e ser usado para propagar “spams” por e-mail, um e-mail falso que geralmente é usado para gerar receita através de publicidade.

Um exemplo de ataque em massa causado pela ação de um malware ocorreu em 2017 na Ucrânia. A companhia elétrica que abastece a capital Kiev foi atacada, causando um blackout. Uma das soluções para evitar esse tipo de ataque é oferecida pela Kaspersky. As soluções da empresa bloqueiam os mais recentes vírus, ransomware, spyware, cryptolockers e outros, evitando que o desempenho e a segurança da máquina e do ambiente sejam prejudicados.

 

O que é ransomware?

O ransomware é basicamente um tipo de malware que “sequestra” seu computador e o proíbe de acessá-lo até que você pague o resgate exigido. Geralmente o resgate é exigido em forma de bitcoins. Hoje em dia, ao invés de bloquear o teclado ou o computador do usuário, os arquivos individuais são criptografados usando uma chave privada que só os autores do ataque de ransomware conhecem. No entanto, não há garantia de que ao pagar o resgate eles devolverão os seus dados.

Em maio de 2017, um ataque cibernético em grande escala do Ransomware Wannacry infectou mais de 300 mil computadores em 150 países. Apenas os equipamentos com o sistema operacional Windows foram afetados.

 

Use a Acronis Active Protection distribuída pela EsyWorld

Não seja mais vítima de ataques de malware e ransomware. Para evitar esse tipo de ameaça utilize a tecnologia do Acronis Active Protection para proteger a sua empresa contra invasões desse tipo. Uma das principais características que faz dessa ferramenta a mais confiável em detectar um ataque do ransomware é sua revolucionária tecnologia de autenticação baseada em blockchain.

Comentário sobre essa notícia