Notícias

08/12/2020

Novo sistema Pix e os cuidados contra fraude

Nos últimos meses houve uma movimentação no segmento de tecnologia, economia e finanças. O Pix, novo sistema de pagamentos digitais, movimentou R$325 milhões antes mesmo do lançamento geral. Isso porque antes da liberação geral, houve o que foi chamado de soft opening, ou fase restrita, onde apenas alguns cidadãos tiveram o acesso ao sistema liberado para o cadastramento de chaves de segurança.

Isso já foi o suficiente para a ocorrência de 826 mil transações. Vale lembrar que os usuários podem cadastrar mais de uma chave de segurança, ou seja, esse número de transações não representa o número de usuários cadastrados na base.

No artigo a seguir, vamos discutir um pouco mais sobre esse novo sistema de pagamentos digitais e os cuidados necessários contra fraude, pois o Pix já está sendo envolvido em notícias sobre iscas para fraude, campanhas de phishing e ciberataques.

Boa leitura!

 

Pix - o novo sistema de pagamentos digitais

Após o sucesso da fase restrita, ou soft opening, o Pix foi totalmente liberado para cadastramento de chaves de segurança e novos usuários, com o número expressivo de 1,9 milhão de transações realizadas com um montante de dinheiro de mais de R$780 milhões.

Mas como tudo tem seu lado negativo, logo o Pix foi envolvido em matérias sobre ciberataques, iscas de fraude e em campanhas de phishing. O que tinha tudo para ser uma ferramenta inovadora a favor da população, pode acabar se tornando um pesadelo se cair em mãos erradas.

 

Pix e iscas para fraudes, campanhas de phishing e ciberataques

De acordo com nota divulgada pela Kaspersky, marca global de soluções em cibersegurança e que a EsyWorld é distribuidora, já havia campanhas de phishing utilizando como isca o cadastramento de futuros usuários do Pix antes mesmo de seu lançamento.

O objetivo dos cibercriminosos com essa isca para a fraude, era coletar dados bancários e pessoais, como senhas, CPF e número de celular, para no futuro realizar transações em nome da vítima.

 

Campanhas de phishing, iscas para fraudes, ciberataques e roubo de dados

segundo relatório divulgado pela Kaspersky, os brasileiros estão em quinto lugar como alvo de phishing no mundo. No período de abril a junho deste ano 13% de usuários de internet acessaram ao menos um link com redirecionamento para páginas maliciosas.

O Pix foi utilizado como iscas para fraudes mais de 5 mil vezes só em outubro, o que já era esperado, haja vista que o novo sistema está sendo apoiado por grandes e renomadas instituições financeiras e se destina a toda população. Um cenário ideal para a ação de cibercriminosos. Na dúvida, não confie apenas na sua análise de segurança dos sites que acessa.

A EsyWorld possui soluções de segurança e gerenciamento e oferece proteção a sistemas críticos e outras várias ameaças, incluindo o phishing e ataques direcionados. A empresa é especializada na distribuição de produtos e serviços em cibersegurança, monitoramento, gerenciamento e criptografia. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

Comentário sobre essa notícia