Notícias

24/11/2020

Como manter a segurança de rede da sua empresa diante dos impactos atuais e pós-pandemia

São mais de 200 dias atípicos para muitas empresas, desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a quarentena para conter o alastramento da Covid-19 no Brasil. Essa medida impactou diretamente a área de Tecnologia da Informação (TI), principalmente no que diz respeito à segurança de rede.

Neste período, muitas empresas mantêm suas equipes alocadas em home office, precisando cumprir as mesmas demandas e processos neste novo modelo de trabalho. Mas, esta adaptação, feita quase instantaneamente, foi realizada da maneira devida (segura)? As empresas estão preparadas para as próximas mudanças?

Vamos abordar neste artigo justamente estas questões, assim como as mudanças e impactos permanentes que a Covid-19 trouxe aos processos de vários setores, em especial o de TI.

 

Desafios da segurança de rede durante e no “pós-novo normal”

A pandemia acelerou a Transformação Digital no universo empresarial e um dos seus legados foi a priorização da segurança cibernética. A preocupação das organizações é válida, é o que revela uma pesquisa conduzida pela Kaspersky. De acordo com a empresa de cibersegurança, houve um crescimento de ataques de ransomware contra empresas nos últimos meses.

A pesquisa aponta que entre janeiro e maio deste ano, foram bloqueados 30 mil ações de invasões desse tipo em todo o mundo, com mais de 200 vítimas únicas defendidas por dia. Além das organizações empresariais, os próprios consumidores finais devem redobrar os cuidados com a segurança digital, principalmente quem está estudando remotamente.

A substituição para as aulas online possibilitou que os cibercriminosos atuassem contra às instituições de ensino. Segundo a mesma empresa de segurança, os ataques de negação de serviços (DDoS) em plataformas de ensino aumentaram mais de 350% de janeiro e junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Fora os ataques de DDoS, o relatório também aponta um aumento superior de 20.000% no número de usuários atingidos por malware disfarçados de aplicativos de conferência ou de educação a distância (EAD). Somente entre janeiro e junho, mais de 168 mil usuários únicos da Kaspersky identificaram ameaças disfarçadas de aplicativos como o Moodle, Zoom, edX, Coursera, Google Meet, Google Classroom e Blackboard.

Neste novo contexto, as duas pesquisas mencionadas acima exemplificam a necessidade das redes de cibersegurança estarem conectadas aos escritórios remotos e domésticos, precisando ser igualmente protegidas. Para isso, equipes de TI necessitam de apoio para uma combinação de tecnologias de rede e segurança que protejam todas as redes utilizadas pelos colaboradores, estejam onde estiverem.

 

A solução que atende todos os gargalos de segurança de rede

Entre as ações para que a TI vença esses desafios, podemos destacar o aproveitamento de dados de backup, mecanismos de detecção de ameaças baseados em Inteligência Artificial (IA), para, então, melhorar as taxas de detecção.

A EsyWorld tem um portfólio completo para adicionar diversas camadas de proteção aos seus sistemas de rede. A empresa conta com profissionais treinados e certificados pelos melhores fabricantes do segmento, o que garante excelentes níveis de conhecimento técnico para definição de projetos, implantação e suporte técnico pré e pós-venda de alta qualidade.

Com os benefícios da proteção cibernética certa, sua TI terá soluções que vão melhorar o desempenho dos sistemas, eliminando conflitos e aumentando a estabilidade e gerenciamento dos fluxos de trabalho.

A capacidade de unificar várias tecnologias de proteção em uma solução também diminui o tempo que uma equipe de TI precisa para aprender, implantar e manter a solução. Conte com a EsyWorld para obter muito mais proteção a sua empresa que, com mais visibilidade e segurança, cumprirá todas às exigências futuras e atuais da Transformação Digital.

Comentário sobre essa notícia