Notícias

19/07/2022

Gamers sofreram quase 6 milhões de ataques em 12 meses

 

Ataques a gamers chegam a quase 6 milhões em 12 meses

 

Com a nova realidade de isolamento social imposta pela pandemia da Covid-19, a indústria de jogos eletrônicos apresenta, desde 2020, um elevado índice de crescimento, segundo dados do relatório da Kaspersky Security Network. E, mesmo com a volta à normalidade, a expectativa é de um crescimento ainda maior. De acordo com o relatório, estima-se que ela irá faturar 175,8 bilhões de dólares em 2021.

Mas é importante considerar que, com o rápido crescimento da indústria de jogos, as ameaças relacionadas aos games também aumentam e não se limitam à web. São registrados diversos tipos de ataques, considerando as inúmeras plataformas que oferecem jogos, como computadores e dispositivos móveis.

 

As ferramentas de proteção da Kaspersky detectaram e impediram quase 6 milhões de ataques contra gamers em 12 meses

Ainda segundo o relatório da Kaspersky, foram detectados e impedidos mais de 5,8 milhões de ataques de malware e softwares indesejados, disfarçados de jogos populares para desktop, entre o terceiro trimestre de 2020 e o segundo trimestre de 2021.

No início deste ano, os pesquisadores da companhia examinaram a dinâmica dos ataques na web relacionados a jogos durante a pandemia e identificaram um aumento significativo nesse setor. O relatório constatou ameaças em PCs e dispositivos móveis, bem como vários esquemas de phishing que aproveitam jogos populares.

 

As ameaças eram, em sua maioria, malwares e softwares falsos

Para medir o nível de risco de segurança cibernética associado aos jogos, os pesquisadores investigaram vários tipos de ameaças, como malwares e softwares indesejados disfarçados de jogos populares para PC e smartphones.

Também foram analisados, com mais detalhes, algumas das variedades de malwares enviados e os perigos que representavam aos usuários. Além disso, também foram verificados no banco de dados da companhia campanhas de spam relacionadas a jogos e esquemas de phishing.

 

O número está relacionado ao distanciamento social

Como a quarentena foi rigorosamente cumprida no primeiro ano de pandemia, impondo o isolamento às pessoas, os usuários baixaram 30% mais jogos móveis por semana no primeiro trimestre de 2021 do que no quarto trimestre de 2019, atingindo mais de um bilhão de downloads semanais e dando um impulso significativo ao mercado móvel.

O relatório contém estatísticas de ataques a gamers e ameaças obtidas pela Kaspersky, fornecidos voluntariamente pelos clientes da empresa, e indicam com que frequência e quantos usuários encontraram ciberameaças relacionadas a jogos durante o período analisado. As estatísticas apresentadas são relacionadas à pandemia e cobrem o período de janeiro de 2020 a junho de 2021, associando esse aumento ao rápido crescimento do mercado de jogos eletrônicos durante o distanciamento social.

 

Os jogos para celular mostraram uma tendência bem diferente: o número de jogadores afetados cresceu 185% no início da pandemia

Semelhante à dinâmica das ciberameaças relacionadas a jogos de PC, o número de usuários e tentativas detectadas de infectar dispositivos móveis disparou com o início da pandemia, crescendo de 1.138 usuários em fevereiro de 2020 para 3.253 em março de 2020, representando 185%.

 

No entanto, ao contrário da situação de ameaças em desktops, o número de pessoas que tentaram baixar arquivos maliciosos e aplicativos indesejados, pensando que se tratava de um jogo para celular, atingiu seus níveis mais altos no terceiro trimestre, especificamente em agosto de 2020, resultando em um total de 42.664 detecções.

A pesquisa mostrou ainda que, no período de julho de 2020 a junho de 2021, 50.644 usuários tentaram baixar 10.488 arquivos únicos disfarçados desses jogos, gerando um total de 332.570 detecções. O Minecraft foi o disfarce de jogo mais utilizado pelos cibercriminosos para a distribuição de aplicativos indesejados, tanto para PC quanto smartphones.

O rápido crescimento nesse segmento se deve não só ao aumento dos jogos para celular, mas ao foco na interação social. Com 2,7 bilhões de jogadores em todo o planeta, o mundo virtual está oferecendo, além de uma oportunidade para relaxar, a possibilidade de se conectar com outras pessoas.

 

Dicas para jogar com segurança

Em situações como essas, a vigilância é a melhor maneira dos usuários se protegerem, assim como adotar tecnologia confiável que pode ajudar a detectar uma ameaça quando o julgamento humano falha.

Segundo a dica dos especialistas da Kaspersky, para se manter seguro enquanto joga, é recomendado:

  • Sempre que possível, proteja suas contas com autenticação de dois fatores.
  • Use senhas fortes e distintas para cada conta.
  • Baixe os jogos apenas de lojas oficiais, como Steam, Apple, App Store, Google Play ou Amazon Appstore.
  • Se deseja comprar um jogo que não está disponível nas principais lojas, compre-o apenas no site oficial.
  • Cuidado com jogadores desconhecidos.
  • Não abra links recebidos por e-mail ou em um bate-papo do jogo.
  • Verifique cuidadosamente o endereço de qualquer recurso que solicite que você insira seu nome de usuário e senha.
  • Não baixe software pirateado ou qualquer outro conteúdo ilegal.
  • Atualize o sistema operacional e aplicativos importantes, assim que estiverem disponíveis.
  • Use uma solução de segurança robusta para se proteger contra softwares mal-intencionados e sua atividade em dispositivos móveis, como o Kaspersky Internet Security para Android.

 

E não se esqueça de que uma solução de segurança forte e confiável será de grande ajuda contra o ataque a gamers. O Kaspersky Total Security não diminui a velocidade do computador enquanto você joga e ainda te protege de todas as ameaças cibernéticas possíveis, além de funcionar perfeitamente com o Steam e outros serviços de jogos.

Entre em contato com a Esy para conhecer as soluções da Kaspersky, a fim de detectar e impedir ataques.

Comentário sobre essa notícia