Notícias

30/06/2022

O ambiente cloud na educação

O ambiente cloud na educação já é uma realidade. O Ensino a Distância (EaD), que já vinha sendo utilizado pelas instituições de ensino superior, começou a ser difundido também na educação básica, para garantir a continuidade das aulas no período de isolamento social.

A cloud computing, também conhecida como computação em nuvem, é um termo muito difundido no mundo tecnológico, pois permite o armazenamento de arquivos online, acesso e compartilhamento em qualquer lugar, seja um computador, tablet ou celular, bastando ter acesso a internet. Embora bastante propagado no mundo da tecnologia, começa aos poucos e timidamente a adentrar à sala de aula.

E, quando falamos em tecnologia na educação em nuvem, estamos nos referindo a um software de gestão acadêmico que trabalha com cloud computing. É o ambiente cloud facilitando o trabalho de diversos profissionais, principalmente os da educação.

 

Tecnologia na educação: benefícios e mudanças na forma de aprendizado dos estudantes

A computação na nuvem na educação é uma tendência que veio para ficar. E, quando bem utilizada, pode trazer benefícios e mudanças na forma de aprendizado dos estudantes.

Uma das vantagens é aproximar a linguagem de educadores e educandos. Para isso, as instituições de ensino devem usar recursos, como smartphones, tablets, redes sociais e aplicativos, para se aproximar do dia a dia dos jovens. Dessa forma, prenderão a atenção desse público e despertar o interesse para o aprendizado.

É preciso que os educadores estejam atentos ao que é tendência. E para os jovens, que vivem conectados na maior parte do dia, nada melhor do que levar a educação ao mundo virtual. Dessa forma, eles podem tirar suas dúvidas mais facilmente, compartilhar conhecimento com outros colegas e ter acesso a materiais de estudo que, nem sempre, podem ser apresentados pelos professores em sala de aula.

Com a cloud computing é possível criar novas formas de ensino que vão além do modelo tradicional de aulas, livros, trabalhos e avaliações, desenvolvendo novas formas de aprendizagem. O ensino torna-se mais didático e diversificado, podendo utilizar vídeos, jogos, músicas, apostilas e livros, para que o estudante não fique limitado ao modelo tradicional, conseguindo aprender de forma mais autodidata e se tornando mais participativo.

O ambiente cloud na educação permite a integração de conteúdos, facilidade na organização e preparação de aulas, englobando diversos tipos de conteúdo. Além disso, ter arquivos salvos na nuvem e se comunicar com os alunos em ambientes virtuais permite que o ensino não se limite apenas ao tempo em sala de aula.

A tecnologia possibilita que as pessoas que, de alguma forma, não tenham acesso à educação, se sintam incluídas e tenham oportunidades de aprender.

 

A computação em nuvem é um recurso pouco explorado em sala de aula

O uso da tecnologia na educação apresenta muitas vantagens. Porém, ainda existem recursos pouco explorados em sala de aula, como a computação em nuvem.

Para que o ambiente cloud na educação seja bem-sucedido, é necessário ter acesso aos dados de maneira fácil e rápida. Para isso, um bom servidor é primordial e a cloud computing tem se mostrado uma das melhores soluções. Uma vez que as informações das instituições de ensino são salvas na nuvem, o acesso a elas se torna mais fácil, pois não é necessário estar num local específico para fazê-lo. Basta ter um dispositivo conectado à internet.

Instituições que buscam reduzir custos têm optado, cada vez mais, pelo uso da nuvem, que não demanda gastos de infraestrutura ou suporte especializado.

 

Gestão educacional em nuvem: é preciso acesso fácil e rápido

Na educação, a cloud computing pode servir para baratear os custos com parques de computadores em rede nas instituições de ensino, ajudar professores a planejar e organizar suas aulas ou até mesmo apoiar estudantes para que realizem trabalhos, de modo interativo – tudo de forma remota.

Todo conteúdo pode estar na nuvem, podendo ser acessado de qualquer dispositivo. Por isso, é primordial que o acesso à informação se dê de maneira fácil e rápida e, para que isso aconteça, é indispensável ter um bom servidor.

A cloud computing pode ser encontrada em diferentes programas e empresas. Muitos deles são gratuitos com armazenamento limitado e têm suas versões premium, pagas, para uso de empresas e universidades, por exemplo. Iniciativas como essas são muito mais eficazes no ensino, já que permitem, além da customização em massa, potencializar os talentos dos estudantes.

 

Vantagens da gestão em nuvem

A utilização da gestão em nuvem para uma instituição de ensino traz inúmeras vantagens, como a diminuição do Custo de Aquisição de Cliente (CAC), que reduz a despesa com estrutura física, bem como o gasto de um servidor interno, além da mobilidade, permitindo o acesso móvel dos alunos e educadores de qualquer lugar e dispositivo com acesso à rede, seja um computador, tablet, smartphone e afins.

Outro benefício é a evolução do sistema educacional. Mesmo tendo um longo caminho pela frente para acompanhar as rápidas transformações, os educadores que estão dispostos a inovar têm a seu dispor ferramentas simples que permitem construir conhecimento com engajamento dos jovens.

Uma delas é o caderno de estudos na nuvem, que confere autonomia aos alunos, permitindo o acesso completo às matérias das aulas a qualquer hora e lugar, fazendo com que esses estudantes também sejam os responsáveis pelo próprio aprendizado.

Esse caderno tem diversas funcionalidades, como o compartilhamento de mídias, onde o usuário pode inserir qualquer tipo de conteúdo, como planilhas, gráficos e imagens que podem ser editados no próprio bloco de anotações. Também é possível editar as informações em grupo em tempo real, integrando tarefas e anotações com o serviço de correio de mensagens, entre muitas outras.

Por muito tempo, a maioria dos recursos promovia a transmissão do conhecimento de cima para baixo, por meio da simples apresentação da informação. Atualmente, os jovens participam de tudo, querem interagir e opinar. Assim, a tecnologia serve como base para a construção compartilhada do conhecimento.

Mas, para se alcançar este resultado, é fundamental que os professores tenham o domínio de determinadas ferramentas digitais, para que consigam utilizá-las de forma inovadora. É preciso que esses profissionais estejam sempre atualizados, buscando novas formas de ensinar e também de aprender, para saber quais são os recursos que atendem às demandas desse novo cenário.

 

A Esy tem alguns fornecedores de proteção para ambiente em nuvem como Sonicwall, Kaspersky, Barracuda, Safetica, AT&T Cybersecurity (AlienVault) e Acronis

Além das inúmeras vantagens do ambiente cloud na educação, conforme já citamos, ainda existe mais uma, e não menos importante, que é a segurança.

Mais do que a gestão de dados eficiente, a cloud computing garante que as informações não se percam. Afinal, papéis podem rasgar, molhar e serem perdidos. Já o armazenamento em nuvem permite o salvamento em segurança, estando sempre disponível quando necessário.

Mas não basta utilizar a nuvem e não protegê-la. Além do backup constante, é preciso ter soluções de segurança contra ataques cibernéticos e vazamento e/ou roubo de dados. Pois, por mais que todos estejam cansados de saber, nunca é demais lembrar que os ataques costumam ser bem-sucedidos, porque permanecemos comentendo os mesmos erros como abrir arquivos ou anexos de fontes desconhecidas, instalar aplicativos de fontes não confiáveis, não atualizar o sistema, entre outros.

E para ajudar a proteger ainda mais, além de fazer o oposto dos erros corriqueiros, a EsyWorld, pioneira na distribuição de soluções de segurança e gerenciamento de risco em tecnologia da informação, conta com parceiros especializados, a fim de garantir a proteção de dados.

 

Comentário sobre essa notícia