Notícias

14/04/2021

A importância da avaliação de vulnerabilidades de rede para detectar os pontos fracos

Os criminosos são perspicazes e aproveitam das vulnerabilidades de rede para cometer ataques direcionados aos sistemas e equipamentos das empresas, cujas informações confidenciais de usuários e das próprias companhias ficam à deriva para ações posteriores. Recentemente, informamos em um artigo que 223 milhões de brasileiros, inclusive pessoas já falecidas, tiveram seus dados expostos na internet. 

 

Inúmeras pesquisas conduzidas por diferentes companhias apontam que o Brasil está entre os países mais suscetíveis a ser alvo dos hackers, cujo negócio é muito lucrativo, tendo em vista que os dados e informações obtidos são usados como moeda de troca para receber algum resgate ou comercializados na deep web. 

 

Em momentos semelhantes a este que passamos de crise de saúde pública, os ataques são intensificados. Em nossos últimos artigos, informamos como o setor educativo, de saúde e o próprio home office são usados como bodes expiatórios. Para acessá-los, clique nos títulos abaixo:

 

 

Como explicado anteriormente, as vulnerabilidades de rede são falhas de segurança que deixam os sistemas e equipamentos suscetíveis para diversas finalidades maliciosas. Além do roubo de dados como o principal objetivo, os cibercriminosos podem interceptar o sinal das câmeras, coordenar ataques a outros computadores, entre outras possibilidades. 

 

Este problema ocorre em decorrência dos erros cometidos no projeto ou na implementação e configuração de redes, softwares e sistemas. Para não facilitar a ação dos cibercriminosos, é importante que as equipes de segurança da informação e de estratégia de segurança de rede façam varreduras de avaliação de vulnerabilidade.

O que são as varreduras de avaliação de vulnerabilidade?

Antes de falar dos benefícios das varreduras de avaliação de vulnerabilidade, é fundamental ter em mente um aspecto. Independentemente do tamanho e segmento da sua empresa: qualquer uma está suscetível aos ataques. A análise de vulnerabilidades de segurança serve justamente para identificar os pontos de redes que podem ser alvo de invasões, o que é muito diferente de explorar as táticas específicas de invasão.

Entre os pontos que precisam passar por uma varredura, estão o aplicativo de terceiros, as configurações de rede e softwares que podem apresentar falhas futuramente, como as conexões com a internet e de acesso remoto (infravermelho, bluetooth e wi-fi), que costumam ser as principais portas de entrada atualmente, por causa do trabalho remoto híbrido (como adiantamos no início do artigo).

Está claro que a análise de vulnerabilidades de segurança serve para identificar as brechas que podem ser exploradas pelos cibercriminosos. Mas não podemos nos esquecer que essas lacunas não são permanentes e podem aparecer a qualquer tempo durante a vida útil de hardwares e sistemas. É por este motivo, em especial, que as varreduras de avaliação de vulnerabilidade precisam ser feitas continuamente.

Benefícios das varreduras de avaliação de vulnerabilidade

Comentar que o principal benefício da análise de vulnerabilidades da rede serve para proteger o seu negócio é praticamente “chover no molhado”. Dessa forma, montamos uma lista das principais vantagens ao começar a adotar a análise progressivamente. Veja abaixo:

  • Rapidez na identificação de falhas.
  • Confiabilidade e integridade dos dados.​​​
  • Controle de segurança.
  • Suporte na execução de políticas de segurança.


Para usufruir desses benefícios, a aplicação da varredura de avaliação de vulnerabilidade precisa ser feita corretamente. A começar por identificar os ativos que existem em uma infraestrutura de TI e classificá-los entre mais e menos críticos. Um scan é uma ferramenta que pode auxiliá-lo para detectar e corrigir os riscos que estão escancarados. Dessa forma, a sua equipe despende atenção para brechas mais complexas.

Se após fazer varredura com o scan de vulnerabilidades, a equipe não encontrar nenhuma brecha em potencial, o ideal é fazer um teste de invasão. Somente assim, será confirmado se as varreduras e as estratégias adotadas foram efetivas. O mais recomendado é contratar um profissional externo para este teste, porque o mesmo tem uma visão extremamente diferente dos sistemas e pode encontrar erros que um colaborador interno não conseguiria visualizar.

É necessário manter um controle periódico, para garantir a segurança dos dados a qualquer momento, determinando um período para que a análise de vulnerabilidade seja aplicada no mês e repeti-la quando qualquer ativo for atualizado ou introduzido um novo.

Como a EsyWorld pode ajudar a evitar as vulnerabilidades de segurança?

Fazer uma parceria com uma empresa especializada em cibersegurança pode ser mais vantajoso do que montar uma equipe dedicada para este trabalho. Além da responsabilidade ser compartilhada com quem tem mais familiaridade no assunto, manter os sistemas atualizados e vigiados em tempo real, será disponibilizado um portfólio completo com antivírus, backup, treinamento, segurança em diferentes camadas e proteção offline.

A EsyWorld, há mais de duas décadas, disponibiliza soluções capazes de proteger o seu negócio, como a do AT&T Business, para encontrar vulnerabilidades em sua rede, antes que as mesmas se concretizem em ataques dos cibercriminosos. Entre as suas principais funções, podemos sintetizar em 10 vantagens:

 

  1. Configurar facilmente varreduras de avaliação de vulnerabilidade de rede, visando ativos individuais, grupos de ativos ou mesmo redes inteiras.
  2. Programar varreduras de avaliação de vulnerabilidade para serem executadas automaticamente em intervalos regulares,a fim de que você não precise gerenciar sua rotina de varredura manualmente.
  3. Atender às melhores práticas de segurança e requisitos regulatórios, para detecção frequente de ativos e verificação de vulnerabilidades.
  4. Visualizar todos os ativos em seus ambientes e onde estão mais vulneráveis.
  5. Usar painéis gráficos ricos, relatórios preconstruídos e visualizações de dados personalizáveis, ​​para identificar rapidamente onde existem vulnerabilidades em seus ambientes.
  6. Analisar as vulnerabilidades por sua gravidade, para que você possa priorizar melhor sua resposta.
  7. Identificar rapidamente a disponibilidade de quaisquer patches, reduzindo o tempo que você normalmente precisa para pesquisar como remediar o risco da vulnerabilidade.
  8. Receber assinaturas de vulnerabilidade continuamente atualizadas da equipe de pesquisa de segurança do AlienVault Labs.
  9. Identificar o histórico de vulnerabilidades em ativos e a disponibilidade de quaisquer patches.
  10. Investigar vulnerabilidades e ameaças mais profundamente com links para relatórios CVE no Open Threat Exchange (OTX).


Entre em contato com a EsyWorld, detecte as vulnerabilidades da sua empresa e aproveite todas essas funcionalidades da AT&T Business com a nossa consultoria. Os nossos especialistas estão prontos para melhor atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas.

Comentário sobre essa notícia