Notícias

02/07/2021

Brasil é o nono país que mais sofreu ataques de ransomware em 2020

Com o mundo ainda mais conectado após o início da pandemia da Covid-19, as soluções de segurança contra os ataques cibernéticos tornaram-se essenciais para o dia a dia de pessoas e de corporações, principalmente contra os ataques ransomware. Essa invasão é um “sequestro” de dados do seu computador/rede e, para tê-los de volta, é necessário o pagamento de resgate, geralmente em bitcoin, para o autor deste ataque e sem garantia de que ele fará a liberação.

 

E os números estão mostrando como todo cuidado é pouco. De acordo com o último relatório Sonicwall’s Cyber Threat Report, desenvolvido por mais de 50 grupos de colaboração, pesquisas e analistas independentes de segurança de dados, tivemos, em escala global, 304,6 milhões de ataques ransomware no último ano, um aumento de 62% se comparado a 2019.

 

Segundo Bill Conner, presidente e CEO da SonicWall, “a pandemia - aliada ao trabalho remoto, clima político carregado, preços recordes de criptomoedas e agentes da ameaça utilizando armazenagem e ferramenta de nuvem - catapultaram a eficácia e o volume de ataques cibernéticos.”

 

Então, com mais gente conectada, essa ameaça encontrou o cenário ideal e pode chegar de diversas maneiras, caso não exista o correto suporte contra ransomware, seja por meio de um software pirata, como aplicativo ou jogo, falhas operacionais ou, principalmente, de maneira escondida (phishings) para o usuário por meio de propaganda, código de um link ou redirecionamento malicioso. A tática utilizada, seja no e-mail, site ou rede social, é a da argumentação convincente, induzindo a pessoa a clicar em um link ou fazer o download de um anexo. 

 

E engana-se quem acredita ainda que só aquele computador será infectado. Mesmo em home office, onde cada usuário utiliza computador e internet diferentes, essas ameaças podem atingir a rede compartilhada, invadindo as informações de todas as máquinas que estão naquela central na nuvem.

 

Outro fator que levou a esse aumento, segundo Conner, foi a evolução da tecnologia aliada dos cibercriminosos. “Ameaças que se considerava estar a dois ou três anos de distância, são agora realidade. As organizações têm de estar atentas e ser proativas quanto a endurecer sua postura de segurança cibernética.”

 

E isso é visível quando olhamos para o Boletim de Segurança da Kaspersky de 2020, que mostra o crescimento de 5,2% de arquivos maliciosos, que chegaram a aproximadamente 360 mil, ao longo do último ano. 

 

O Brasil e os desafios de 2020

 

Olhando o relatório SonicWall com cuidado, percebemos que o Brasil, infelizmente, foi um dos protagonistas quando falamos de ataques por ransomware em 2020. Afinal, no último ano, o país sofreu com mais de 3,8 milhões invasões por meio deste vírus, ficando no 9º lugar no ranking, próximo ao Canadá e Malásia.

 

Esse número, além de mostrar que o país se tornou um alvo, deixa claro como os hackers estão aproveitando a maior adesão de todos pela tecnologia, principalmente empresas que migraram para o home office. Vale lembrar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2020, obriga empresas a reportarem os ataques, algo que não acontecia até 2019.

 

Um exemplo de grande roubo de dados que aconteceu no país no ano passado foi com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros órgãos do governo, que ficaram, no mês de novembro, com os trabalhos suspensos durante alguns dias, após ataque de ransomware que sequestrou documentos e exigiu resgate para a liberação dos mesmos.

 

O que fazer para não sofrer com ataques de ransomware?

 

Praticamente todos os internautas contam com uma “camada” de proteção em relação ao que clicar ou abrir. Afinal, seja pelos veículos de comunicação ou por meio de leituras, existe a comunicação de como navegar com segurança e tranquilidade pela internet.

Porém, mesmo com o conhecimento, pode acontecer alguma falha que leve o computador a sofrer com ataques de vírus, seja ransomware ou outro tipo de tática criminosa. Por isso, é necessário contar com soluções de segurança e gerenciamento, que garantam proteção para a rede pessoal e corporativa.

 

Como a EsyWorld pode auxiliar?

 

Com um portfólio completo, a EsyWorld, pioneira na distribuição de soluções para segurança e gerenciamento de risco em tecnologia da informação, conta com parceiros especializados, a fim de garantir a proteção de dados de todos, sejam informações de rede particular ou corporativa, que utiliza diversas tecnologias para conectar os colaboradores e necessita de mais camadas de proteção às redes.

Cada sistema, aliado com o cuidado ao utilizar a internet, traz ao usuário, ou à empresa, a tranquilidade necessária para utilizar o ambiente virtual. Afinal, com correto suporte contra ransomware e outros tipos de vírus, a navegação fica mais fácil, já que as soluções também identificam quais sites ou arquivos são maliciosos, garantindo proteção aos ataques cibernéticos.

 

Entre em contato com os especialistas da EsyWorld para saber qual solução melhor atende às necessidades do seu negócio e mantenha os seus dados seguros com quem tem mais de duas décadas de expertise neste mercado.

 

Comentário sobre essa notícia