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25/04/2022

Segurança para ambiente cloud e a evolução do trabalho remoto.

A alta adoção do home office exige que as organizações aprimorem a segurança do ambiente cloud no trabalho remoto. O novo cenário redefiniu os desafios de proteção, tanto na infraestrutura digital quanto física.

A nuvem atua como um pilar da arquitetura de computação, garantindo a continuidade e sustentabilidade dos negócios. O aumento da dependência da cloud foi acelerado pela pandemia do novo coronavírus, trazendo mais diversidade e flexibilidade para a operação. Entretanto, ameaças e ataques cibernéticos também migraram para este novo modelo.

Enquanto as empresas se ajustam aos rumos do trabalho remoto, novos desafios surgem, à medida que o ecossistema virtual se expande. Os programas tradicionais de segurança cibernética e o monitoramento convencional não atendem mais aos problemas do cenário atual, pois o trabalho remoto traz novas superfícies de ameaças cibernéticas.

De acordo com estudo, o trabalho remoto motivou aumento de mais de 300% no número de ataques no Brasil. Esse crescimento ocorre por diversos fatores, como a falta de habilidade dos funcionários, gateways seguros e soluções de segurança para o ambiente cloud no trabalho remoto.

A continuidade dos negócios é crucial para as empresas e elas precisam permanecer com seus funcionários conectados e produtivos fora do ambiente físico da operação. Porém, isso deve ser feito com a segurança e proteção dos dados manipulados pela equipe em um ambiente remoto.

A importância da proteção de dados no trabalho remoto

O home office apresenta riscos diferentes, principalmente tratando-se de proteção de dados e cibersegurança. Essencialmente, o trabalho remoto cria uma nova maneira de acessar dados confidenciais e apresenta um risco maior de violação deles. Além disso, se os dados forem comprometidos enquanto um funcionário estiver trabalhando em casa, pode ser difícil identificar como e quando isso aconteceu.

Por isso, é crucial evitar que ocorram violações de dados. Isso significa estabelecer disposições adicionais para evitar que os dados sejam usados ​​indevidamente ou extraviados em pontos fracos da operação.

Além disso, toda empresa tem a responsabilidade legal de seguir os procedimentos de proteção de dados, onde quer que os funcionários estejam trabalhando, para garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Portanto, as organizações devem mudar a estratégia de segurança no ambiente cloud no trabalho remoto. Com os controles corretos em vigor para proteger os dados, as empresas podem prover mais segurança para o ambiente cloud no trabalho remoto.

Veja alguns fatores importantes:

Controle - Primeiro, é importante ter controle e saber onde os dados estão armazenados, quem os acessa e se há brechas nessas vias de contato entre infraestrutura da empresa e colaborador, como rede.

Detecção - A detecção é uma das primeiras linhas de defesa. A proteção, por meio de firewalls, ajuda a proteger os dados da empresa contra ataques externos. As empresas devem dispor de proteção de endpoint e implementar antivírus e segurança contra ameaças em todos os dispositivos, a fim de garantir que os dados estejam devidamente protegidos.

Tornar a segurança uma responsabilidade de todos - Apesar de as tecnologias de proteção de dados desempenharem um papel crucial, todos devem ter a mentalidade de que é preciso garantir que os dados e as informações estejam protegidas.

Política de segurança - um elemento importante para proteger os dados da empresa no ambiente de cloud. Contar com protocolos e procedimentos de acesso baseado em funções, criptografia, autorização e autenticação que controlam quem tem acesso aos dados é imprescindível para proteger os dados no trabalho remoto.      

Treinamento - no Brasil, menos de 50% dos colaboradores remotos receberam instruções de segurança para home office. Portanto, sem habilidade para lidar com os novos métodos de trabalho, os colaboradores estão mais suscetíveis a erros que deixam brechas para violações. Revisar e avaliar os recursos necessários e treinar a equipe é uma ação crucial para a segurança do ambiente cloud no trabalho remoto.

Além desses fatores, a produtividade também se tornou um dos elementos que podem impactar a operação na modalidade remota, pois muitas empresas não têm a visibilidade do que o funcionário está fazendo.

O foco aqui não é a vigilância, mas a humanização do colaborador, pois muitas vezes a falta de produtividade pode ser sinal de problemas com a saúde mental, devido à alta carga de trabalho, falta de convívio social durante o home office ou aspectos pessoais.

A produtividade dos colaboradores também está ligada com a segurança do ambiente em cloud, pois qualquer erro ou falta de engajamento com os protocolos da empresa colocam a organização em risco.

Neste contexto, monitorar o comportamento do usuário se torna essencial para identificar atividades dos funcionários no ambiente de rede da empresa, a fim de saber se suas atitudes no trabalho remoto podem impactar a segurança da informação da organização.

Qual a melhor solução para proteger minha empresa no home office

A solução da Safetica pode ajudar tanto no controle das suas informações nos ambientes locais e cloud quanto na auditoria de atividades de colaboradores das empresas. Trata-se de uma solução completa que protege empresas contra vazamento de dados, acidental ou proposital, más intenções de pessoal interno, problemas de produtividade, riscos da implementação de políticas, entre outras situações.

Além disso, a Safetica também identifica ameaças de violações de dados e ajuda a cumprir regulamentos obrigatórios sobre a prevenção de dados confidenciais, como os da LGPD.

Uma solução ideal para as empresas que desejam manter a continuidade dos negócios com proteção e segurança que o novo cenário exige, impedindo vazamento de informação mediante o controle e monitoramento do uso de dados dentro e fora da empresa.

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